18 de julho de 2024
DestaquesGeralPolítica

Milei avisa FAB e Itamaraty que fará “visita privada” ao Brasil no fim de semana

DCM – O presidente da Argentina, Javier Milei, avisou o Itamaraty e a FAB (Força Aérea Brasileira) que fará uma “visita privada” ao Brasil no próximo fim de semana. Ele participará do evento de extrema-direita CPAC (Conferência de Ação Política Conservadora) em Balneário Camboriú (SC) e não se encontrará com o presidente Lula.

A embaixada da Argentina no Brasil pediu ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) que facilite os procedimentos migratórios e aduaneiro, algo comum para visitas de chefes de Estado. O governo argentino também procurou a FAB para pedir autorização de sobrevoo no espaço aéreo nacional e pouso no Aeroporto Internacional de Florianópolis (SC).

O argentino deve pousar no estado na noite de sábado (6) e ir a Balneário Camboriú apenas no domingo (7). Apesar do contato com o Itamaraty e com a FAB, ele preferiu pedir apoio logístico do governo de Santa Catarina, comandado pelo bolsonarista Jorginho Mello (PL), para a viagem.

O governo catarinense deve disponibilizar veículos para a comitiva presidencial e policiais para atuar na segurança de Milei.

O presidente da Argentina, Javier Milei, e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

Não há previsão de encontro com Lula por ser uma “visita privada” do presidente argentino, mas ele deve se reunir com Jair Bolsonaro durante a viagem. A expectativa, segundo o comunicado enviado à FAB, é que ele retorne ao seu país na noite de domingo.

Milei tem rompido uma série de protocolos diplomáticos desde que assumiu a Presidência da Argentina. Ele tem ignorado tradições das relações entre países e feito ataques contra o mandatário brasileiro nas redes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *