Convenções na Grande Ilha mobilizaram multidões na definição de candidatos a prefeitos e vereadores
Por Raimundo Borges
O Imparcial – Assim como fez em dezembro, quando reuniu uma multidão na festa de confraternização natalina, com a presença do governador Carlos Brandão e do vice Felipe Camarão, o advogado e empresário Fred Campos (PSB) foi muito mais além, no sábado passado, 20, quando mobilizou enorme ajuntamento popular e político na convenção de 17 partidos que fizeram aliança por sua candidatura à prefeitura de Paço do Lumiar. Ele tem como vice a jovem Mariana Brandão, do MDB, cujo ato foi novamente prestigiado por Carlos Brandão, secretários, deputados, além de 72 candidatos a vereador.
A convenção do PSB e coligados consagrou o candidato que lidera, com folga, as pesquisas para a prefeitura do 6º maior município do Maranhão, localizado dentro da Ilha Upaon-Açu. Ele realizou a maior festa política já vista no vizinho município. Portanto, a oficialização da candidatura foi o ponto alto de uma grande articulação política e partidária que ele conseguiu realizar nos últimos meses, em meio a uma crise política e de gestão em que o município foi mergulhado.
O candidato do PSB e da aliança governista a prefeito de Paço do Lumiar lidera todas as pesquisas com larga vantagem sobre os seus adversários posicionados até agora, a começar pelo vereador Jorge Marú, presidente da Câmara Municipal, e também Felipe Gonçalo (Mobiliza), que entrou na corrida recentemente. Os candidatos, somados, não chegam à metade das intenções de voto de Fred Campos.
Paço do Lumiar tem uma população de 125,2 habitantes, com 15 vereadores na Câmara Municipal. É, portanto, o município que sofreu maior impacto demográfico neste século, em razão da expansão da cidade de São Luís nadireção de São José de Ribamar e Raposa, que formam as quatro cidades da Grande Ilha. Esse crescimento desordenado exige muito esforço e recursos do poder púbico estadual, federal e municipal para atender as demandas em infraestrutura, saneamento básico, habitação, educação e saúde.
A convenção partidária marcou um ato político de grande repercussão, com a mobilização de partidos e candidatos a vereador que nem a chuva que caiu na tarde de sábado na região metropolitana de São Luís, empanou a movimentação em Paço do Lumiar, São José de Ribamar e São Luís.
Na capital maranhense, o mesmo PSB realizou uma festa de arromba no Ginásio Castelinho para consagrar a candidatura do deputado federal Duarte Júnior e sua vice, a advogada Izabelle Passinho (PT). O ministro dos Esportes André Fufuca (PP) se fez presente, ao lado da senadora Eliziane Gama (PSD).
Tanto o governador Carlos Brandão quanto o seu vice Felipe Camarão estavam nas duas convenções de seus aliados na Ilha, junto com a deputada Iracema Vale (PSB), deputado estaduais e federais.
Já em São José de Ribamar, o prefeito Júlio Matos, conhecido por Dr. Julinho, também realizou sua convenção na qual foi oficializado como candidato à reeleição pelo Podemos, tendo como vice Natécio Santos (UB). A coligação reuniu uma das mais complexas misturas ideológicas no Maranhão. Vai do Podemos e passa pela União Brasil, Solidariedade, PCdoB, PT, PSD, PDT, PV, PL, Democracia Cristã e Agir.