12 de junho de 2024
DestaquesGeralPolítica

VÍDEO: condenado, Trump ataca Justiça nos EUA: “Uma desgraça”

DCM – Considerado culpado em julgamento sobre fraude e suborno a atriz pornô Stormy Daniels durante as eleições de 2016, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump classificou a decisão como “uma desgraça” e atacou o juiz.

“Isso foi uma desgraça. Este foi um julgamento manipulado por um juiz em conflito de interesses e corrupto”, disse Trump, na quinta-feira (30), após a decisão ter sido anunciada.

“O real veredito virá em 5 de novembro pelo povo”, complementou ele em referência ao dia das eleições presidenciais no país. “Não fizemos nada de errado. Sou um homem inocente. Estou lutando pelo nosso país”.

Trump foi condenado unanimemente por 34 acusações criminais, tornando-se o primeiro presidente americano a ser condenado criminalmente.

Embora os jurados tenham decidido sua culpa, a sentença final ainda será determinada pelo juiz Juan Merchan nos próximos dias. As acusações contra Trump são classificadas como categoria E no estado de Nova York, com penas máximas de até 4 anos.

Normalmente, o juiz pode decidir que as penas sejam cumpridas simultaneamente, o que significa que, no pior cenário, Trump poderia enfrentar até 4 anos de prisão. No entanto, analistas dos EUA afirmam que é improvável que ele vá para a cadeia.

Fatores que podem influenciar uma pena mais branda incluem ser a sua primeira condenação criminal, o crime não ser violento, sua idade avançada de 77 anos, e seu histórico como ex-presidente dos EUA, com possibilidade de um futuro mandato.

É provável que a condenação resulte em uma multa e um período de liberdade condicional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *