20 de julho de 2024
DestaquesGeral

RS tem alerta de 5 barragens com risco de rompimento, diz Defesa Civil

Último Segundo – Todas estão em emergência, quando há risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas.

Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta, na tarde desta quarta-feira (8), para o risco de rompimento de cinco barragens . De acordo com o comunicado, elas estão no nível de emergência, ou seja, quando há risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas.

Das cinco barragens em emergência, duas são monitoradas pela  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Tratam-se da  14 de Julho , localizada nas cidades de Cotiporã e Bento Gonçalves, e da Salto Forqueta , em São José do Herval e Putinga. A primeira, vale lembrar,  rompeu parcialmente na semana passada.

Já as outras três são monitoradas pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) , sendo elas:  Barragem de São Miguel e Barragem do Arroio Barracão , ambas em Bento Gonçalves; e Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra. De acordo com a Defesa Civil, as cinco já estão com ações de resposta em andamento.

A Barragem Capané, localizada em Cachoeira do Sul, está sob nível de alerta, quando as anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança. 

Já outras estão em atenção, quando as anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo.

Barragens em atenção:

– UHE Dona Francisca, em Nova Palma;
– UHE Castro Alves, em Nova Roma do Sul/Nova Pádua;
– UHE Monte Claro, em Bento Gonçalves/Veranópolis;
– UHE Bugres – Barragem Divisa, em Canela;
– UHE Bugres – Barragem do Blang, em Canela;
– UHE Canastra, em Canela;
– PCH Furnas do Segredo, em Jaguari;
– Barragem do Saibro, em Viamão;
– Barragem B2 – Assentamento PE Jânio Guedes, em São Jerônimo;
– Barragem A – Assentamento PE Tupy, em Taquari;
– Barragem Filhos de Sepé, em Viamão;
– Barragem do Assentamento PE Belo Monte, em Eldorado do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *