20 de julho de 2024
DestaquesGeral

Gaza tem 10 mil órfãos, 17 mil crianças sozinhas e 5% da população morta, diz ONU

DCM – Uma avaliação interna da ONU enviada a governos em todo o mundo revela que, mais de oito meses após o início da guerra em Gaza, pelo menos 10 mil crianças ficaram órfãs e mais de 17 mil estão separadas de suas famílias.

Os dados foram compilados pela Coordenação da ONU para Assuntos Humanitários, como parte de um apelo urgente por recursos internacionais, conforme reportagem do colunista Jamil Chade, do UOL.

A ONU estima que são necessários US$ 3,8 bilhões (R$ 19,7 bilhões) para ajudar os palestinos afetados. No entanto, até o momento, apenas 27% desse valor foi recebido de doadores internacionais durante os oito meses de conflito.

Crianças palestinas observam casa destruída em Gaza
Crianças palestinas observam casa destruída em Gaza. Foto: Alo Jazeera

Com base nas informações do Ministério da Saúde em Gaza e fontes próprias, a ONU calcula que mais de 5% da população de Gaza foi morta, ferida ou está desaparecida. Além disso, estima-se que pelo menos 3.000 mulheres tenham ficado viúvas.

O levantamento também indica que mais de 1 milhão de pessoas perderam suas casas, o que representa quase metade da população de Gaza. No total, os dados revelam mais de 36 mil mortos e mais de 81 mil feridos em Gaza desde o início do conflito.

Os números mostram a extensão da crise humanitária em Gaza desde 7 de outubro de 2023, quando o Hamas atacou Israel, resultando em uma retaliação que praticamente deslocou toda a população de 2,2 milhões de pessoas do território palestino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *