17 de julho de 2024
DestaquesEconomiaGeral

Competição programada para a Feira do Empreendedor vai envolver estudantes com desafios e premiações

Sebrae-MA – Uma imersão na resolução de problemas locais, a Jornada vai reunir estudantes, professores e empresas durante o evento. A Feira do Empreendedor acontece em Balsas, de 27 a 30 de junho.

Com uma programação focada em três eixos – Inovação, Conexões Corporativas e ESG, a Feira do Empreendedor 2024, que o Sebrae realiza em Balsas, terá como um dos grandes destaques a Jornada de Inovação, uma novidade desta edição.

Trata-se de uma competição, envolvendo professores e alunos universitários, que serão desafiados ao longo dos quatro dias da Feira para propor soluções inovadoras para problemas e dores das empresas e da realidade local.

Empreendedores como Jadson José devem se beneficiar das ações de Inovação da Feira do Empreendedor (Foto: Anderson Cesar)

O objetivo é contribuir para fomentar a inovação, apostando nesse tema como suporte para o desenvolvimento empresarial do Cerrado Sul maranhense. E isso, gerar projetos e ideias que possam se transformar em negócios. Como legado, a Jornada vai estimular a criação de pelo menos dez startups novas na região.

“A proposta é fazer da Feira do Empreendedor um ambiente de fomento aos negócios inovadores conectados com a realidade local e os eixos do Ecossistema de Inovação de Balsas (logística, turismo, agronegócio e tecnologia da informação), mas também a grandes empresas e ao comércio, contemplando desafios oriundos do programa Cidade Empreendedora, que atua fortemente no município”, explica Celso Gonçalo, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae.

Conhecimento e tecnologia para alavancar inovação no Cerrado Sul

Estudos do Sebrae apontam que a inovação passou a ser requisito para a sobrevivência de pequenas empresas e dos negócios tradicionais. Em mercados altamente globalizados e competitivos, é preciso que as empresas saibam como utilizar a inovação para continuar crescendo.

César Guimarães, gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão (Foto: Sebrae/MA)

César Guimarães, gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae Maranhão avalia que hoje, as empresas que desejarem se manter competitivas precisam estar atentas a esse cenário. “É preciso pensar na adaptação, conhecer as ferramentas e promover uma cultura organizacional que abrace a inovação, tanto nas empresas nascentes como nas tradicionais, cultivando o aprendizado constante. Tudo isso é essencial para quem deseja se diferenciar e aproveitar oportunidades de expansão em um território como Balsas”, frisa o gerente.

Inovação para sustentar o desenvolvimento empresarial

AFeira do Empreendedor 2024 acontece em um momento em que a inovação se firma em Balsas e região, a partir da estruturação do Ecossistema Local de Inovação, apoiado pelo Sebrae. O Ecossistema reúne agentes públicos, entes da iniciativa privada, instituições de fomento, de ensino e pesquisa, entre outros,

Após essa etapa, outras ações importantes foram realizadas, como a elaboração do Plano de Trabalho do Ecossistema, a participação destacada da iniciativa como finalista do Prêmio Nacional de Inovação 2023, na categoria Ecossistema de Pequeno Porte, além do Cocreation Lab e o Balsas Summit, entre outras. Atualmente, Balsas conta com uma agência de desenvolvimento e inovação, tornando-se um polo promissor para novos negócios.

Desse movimento nasceram negócios como a startup Eurekia, comandada por Jadson José, que atua em Balsas trabalhando com soluções de inteligência artificial e na análise de dados. O negócio foi pensado para atender necessidades das empresas locais, ajudando a popularizar essas ferramentas, que contribuem para tornar mais eficiente a gestão dos negócios em geral.

“Os micro, pequenos e médios empreendedores começam a ver que a tecnologia é um facilitador  e otimizador de processos, antes feitos de forma manual. O uso da inteligência artificial, da inteligência de dados abre caminhos para tornar a gestão mais eficiente. Então, esse cenário de negócios é muito promissor e a Feira do Empreendedor será uma grande vitrine de inovação”, destaca Jadson José.

Etapas de uma Jornada desafiadora

A Jornada de Inovação daFeira do Empreendedor 2024 contempla quatro eixos: o uso de inteligência artificial, tecnologias sustentáveis, educação 4.0 e ESG.

Terá desafios propostos aos estudantes universitários e apresentações de pitches para defesa das soluções propostas, para uma banca composta por especialistas.

As três melhores soluções receberão aporte financeiro para tirar suas ideias do papel e transformá-las em negócios. A melhor solução receberá R$ 10 mil como prêmio.

Semana passada, professores de instituições acadêmicas da cidade participaram da etapa preparatória da Jornada, em ação realizada na Unidade de Negócios de Balsas. Esta semana, foi a vez dos estudantes inscritos iniciarem os trabalhos de preparação prévia.

A programação da Jornada de Inovação inclui também palestras e debates sobre tendências em inovação tecnológica e estratégias de negócios, além de iniciativas do Sebrae de apoio à inovação.Além disso, a Arena de Inovação da Feira do Empreendedor vai contar, ainda, com exposição de startups do Cerrado Sul, destacando programas de inovação do Sebrae, como o Agente Local de Inovação (ALI), Sebraetec e ações da Educação Empreendedora.

Realização — AFeira do Empreendedor 2024 é uma iniciativa do Sebrae Maranhão, que tem como patrocinadores já confirmados o Governo do Estado, Prefeitura de Balsas, Ceape, Vale e SENAR, e como apoiadores a FIEMA (Sesi e Senai), Banco do Brasil e Mix Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *