18 de julho de 2024
DestaquesGeralPolítica

Escola do Legislativo promove curso de Marketing Político

Alema – Um dos objetivos do curso é capacitar os participantes acerca da essência do marketing e como aplicá-lo junto ao político e ao eleitorado.

Tendo em vista o fato de 2024 ser um ano de eleições, a Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio da Escola do Legislativo (Elema), iniciou na manhã desta segunda-feira, 1º, o curso de Marketing Político. Voltado para os públicos interno e externo do Parlamento Estadual, a iniciativa visa capacitar os participantes em relação à essência do marketing e todas as suas variáveis, não apenas em relação ao político, mas também ao eleitorado.

Ministrado pelo professor Mauro Leray Costa, o curso seguirá até a próxima sexta-feira, 5, das 8h às 12h, no plenarinho da Alema. Ao longo desses cinco dias, os participantes terão a oportunidade de conhecer e trocar experiências sobre como desenvolver ações de marketing político de forma mais estratégica e profissional, alcançando assim o êxito nas campanhas eleitorais, por exemplo.

Entre os temas a serem abordados durante o curso estão os aspectos básicos, conceituais e as diferenças entre Marketing Político e Eleitoral; as pesquisas eleitorais e políticas; o processo de comunicação e marketing; o desenvolvimento de estratégias para campanhas eleitorais; as ações a serem realizadas após uma campanha política; entre outros assuntos.

Mauro Leray destacou a importância de desenvolver ações relacionadas ao marketing político de forma profissional. “É muito importante pensarmos no Marketing Político de maneira profissional, haja vista que no Brasil ele é muito recente. Nós apenas tivemos atividades profissionais relacionadas ao Marketing Político a partir de 1982. Nós tivemos nos primeiros 20 anos um empirismo muito grande. Muitas pessoas, os chamados marqueteiros, trabalhando mais com suas experiências prévias”, disse.

Ações Estratégicas

Ele completou dizendo que o desenvolvimento de ações estratégicas é a chave para campanhas vitoriosas. “Nós temos avançado no sentido de profissionalizar essas equipes. Então vai ser muito importante para que essas pessoas, sobretudo as que vão atuar nas campanhas de 2024, tenham mais segurança, um embasamento técnico maior e possam construir campanhas mais efetivas para os candidatos que trabalham”, completou o professor.

O deputado estadual Wellington do Curso (Novo), presente na capacitação, destacou a importância do curso no aprendizado dos participantes. “São muito importantes essas iniciativas para o aprimoramento do conhecimento não apenas dos parlamentares, mas também de quem faz a sua assessoria. O marketing é isso, é a apresentação do nosso trabalho. São iniciativas importantes como essa que devem ser divulgadas e ampliadas para que mais pessoas possam participar”, pontuou.

A jornalista e assessora parlamentar Benaya Ewerton também participou do curso e destacou a necessidade de estar em constante atualização. “O Marketing Político se atualiza todos os anos. Com a proximidade das eleições, é importante refazer essa capacitação com as atualizações do momento para que não fiquemos para trás”, assinalou a servidora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *