Jornalismo declaratório ajuda Marçal junto a eleitores, apontam levantamentos
Segundo dois levantamentos distintos obtidos pela Agência Pública, Pablo Marçal (PRTB), que disputa a prefeitura de São Paulo, teve mais destaque na cobertura da imprensa que seus concorrentes durante o mesmo período, entre agosto e setembro, aumentando sua popularidade junto aos eleitores.
O primeiro e mais recente levantamento feito pelo professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), cientista político do Instituto Informa e pós-doutorando do INCT Representação e Legitimidade Democrática (Redem) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fábio Vasconcellos, indica que Marçal foi o candidato com maior crescimento na cobertura da imprensa após as convenções partidárias, que aconteceram no final de julho.
Ele avaliou como os cinco candidatos com mais intenção de voto na disputa em São Paulo apareceram em veículos jornalísticos e sites que publicaram conteúdo sobre as eleições desde o início do ano até 17 de setembro. A pesquisa buscou menções em 1,2 mil sites.
Marçal, que era o nome com menor destaque na imprensa antes das convenções, praticamente quadruplicou suas menções em reportagens, o maior crescimento em comparação a todos os outros quatro candidatos.
“Esse comportamento de embate, agressivo, leva a imprensa, por razão dos seus valores de notícia, a começar a falar mais dessa pessoa, seja na perspectiva crítica, seja meramente de reprodução do que aconteceu, o que é muito ruim, mas aconteceu. Aí ele rompeu a bolha do digital – ele faz uma transferência da sua popularidade do digital para o ambiente institucional da política”, avalia Vasconcellos.
No levantamento de Vasconcellos, Marçal teve um novo ganho de visibilidade após o primeiro debate da Rede Bandeirantes, em 8 de agosto. Ele seguiu em alta com o início da campanha eleitoral e também após o debate no programa Roda Viva, da TV Cultura.
“É aquela velha máxima: falem mal, mas falem de mim. Numa campanha eleitoral, se você consegue dominar a agenda eleitoral, você tem uma vantagem competitiva. Ao invés da imprensa estar falando das propostas de Nunes, Boulos, de Tabata, a imprensa está ocupando energia e espaço para falar de Pablo Marçal”, acrescenta.
Recorte de uma semana entre Marçal x Boulos
Outro levantamento, realizado pelo especialista em monitoramento de redes Pedro Barciela, que é autor no blog “essa tal rede social”, buscou links de matérias que mencionam no título Marçal ou demais candidatos entre 22 e 28 de agosto. O resultado é que Marçal foi o tema de 4 mil matérias no período, mais de três vezes a quantidade de conteúdos sobre o seu adversário Guilherme Boulos (PSOL). Na época, Marçal esteve em ascensão nas pesquisas de intenção de votos em São Paulo, chegando figurar em empate técnico no primeiro lugar junto com Boulos e Nunes.