20 de maio de 2024
DestaquesGeral

PF prende aluno de medicina fazia prova do Enem no lugar de outros candidatos Pará

DCM – A Polícia Federal prendeu na última sexta-feira (29), em Belém (PA), o estudante de Medicina André Rodrigues, por suspeita de que ele tenha realizado provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no lugar de pelo menos outras duas pessoas.

Segundo a Folha de S.Paulo, os investigadores afirmaram que Rodrigues, matriculado na Uepa (Universidade Estadual do Pará) em Marabá (PA), teria feito as provas em nome de duas pessoas que foram aprovadas para o curso de Medicina na mesma instituição, utilizando suas notas obtidas de forma fraudulenta.

A prisão foi efetuada após a deflagração da Operação Passe Livre pela PF em Marabá, no dia 16 de fevereiro, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão, mas nenhuma prisão havia sido efetuada.

Segundo a PF, o estudante estava na residência de familiares quando foi alvo do mandado de prisão preventiva na sexta-feira.

As provas em que ele teria forjado no nome de outros candidatos seriam os exames dos anos de 2022 e 2023. Com base nas notas do Enem, os dois candidatos foram aprovados em Medicina na Uepa em Marabá, mesmo sem terem realizado a prova. As identidades dos candidatos não foram reveladas pelas autoridades.

Fachada da Uepa. Foto: reprodução

A perícia da Polícia Federal constatou que as assinaturas nos cartões de resposta e as redações não correspondiam aos inscritos no Enem.

A Uepa informou em nota que iniciou um processo disciplinar interno sobre o caso em 4 de março e que os investigados estão suspensos das atividades acadêmicas para garantir a transparência da investigação.

Além da fraude, Rodrigues está sendo investigado por falsidade ideológica, uso de documento falso e estelionato, com agravante por ter sido praticado contra autarquia. O Enem é de responsabilidade do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao MEC (Ministério da Educação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *