27 de maio de 2024
DestaquesEconomiaGeral

SENAI-MA tem programação voltada para a Semana Fashion Revolution

Fiema – O Movimento debate, promove consciência e cria pontes e conexões pela revolução da moda.

Conscientizar sobre questões sociais e ambientais na indústria da moda é um dos principais objetivos da Semana Fashion Revolution, uma campanha global realizada anualmente. O Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) abraçou a iniciativa como parceiro desse grande movimento e realiza diversas atividades no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) Raimundo Franco Teixeira, no bairro Monte Castelo, que acontece até o dia 24 de abril.

Na programação são realizadas mesas redondas; debates; apresentação do documentário “O Ponto Firme”, que mostra o processo criativo da primeira coleção de roupas do Projeto “Ponto Firme”, coordenado pelo estilista Gustavo Silvestre, e oficinas com os temas de ‘Bordado Livre’ e ‘Pontos Manuais e Acabamentos’. A intenção é fomentar a transparência, a ética e sustentabilidade em toda a cadeia da produção da moda. Além de ser uma oportunidade para impulsionar mudanças em direção a um modelo de produção que assegure os direitos humanos e cuidados com a natureza.

É uma chance para quem quer ter conhecimentos básicos sobre o mundo do vestuário e aprender na prática algumas técnicas. É o caso da pedagoga Martilene Almeida, que está participando da sua primeira oficina no SENAI-MA. “Estou amando participar! Para mim é uma maneira de abrir novos horizontes e ampliar o meu conhecimento. Estou muito feliz com essa oportunidade”, disse.

O diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, falou sobre o apoio da instituição na Semana Fashion Revolution. “É um grande prazer fazer parte deste movimento que tem como objetivo a conscientização de uma moda sustentável. É a primeira vez que participamos de forma operacional, mostrando que o SENAI-MA a cada dia está alinhado com as questões atuais do mercado”, ressaltou.

A oficina “Reaproveitamento de Resíduos Têxteis”, foi ministrada pela instrutora do setor de vestuário do SENAI-MA, Itanilde Lindoso, que destacou a importância de uma moda sustentável. “Hoje trabalhamos as questões ambiental e de reaproveitamento. Além de cuidar do nosso planeta, ainda gera emprego e renda para muitas famílias”, afirmou.

A unidade do CEPT Raimundo Franco Teixeira oferece um vasto portifólio para quem quer aprender ou aprimorar seus conhecimentos na área de Vestuário. Entre os cursos estão o de Modelagem Plana do Vestuário, Costureiro Industrial, Costureiro Sob Medida, Upcycling de Moda – Reutilização Criativa, Ecomoda, Design Sustentável e Vitrinismo. Um vasto portifólio para quem quer aprender ou aprimorar seus conhecimentos na área de Vestuário.

Para mais informações acesse a plataforma https://www.futuro.digital/.

O MOVIMENTO – O Fashion Revolution é um movimento global que atua no Brasil desde 2014. É registrado como uma organização da sociedade civil que luta por justiças social e ambiental na indústria da moda, propondo ações por meio da comunicação, educação, colaboração e mobilização. O movimento surgiu após o desabamento do edifício Rana Plaza, que abrigava fábricas de vestuário, em Bangladesh – Índia, em 2013, causando a morte de mais de mil trabalhadores da indústria da moda.

Hoje o Fashion Revolution está presente em cerca de 70 países e 163 instituições de ensino participantes no Brasil, promovendo consciência, debate e criando pontes e conexões pela revolução da moda. Estimam-se que são mais de 45 mil pessoas impactadas por ações promovidas pelo evento em todo o Brasil.

A docente embaixadora do evento em São Luís é a instrutora do setor de vestuário do SENAI-MA, Naissa Costa, que esclareceu a importância da sua atribuição. “É estimular o pensamento crítico e desenvolver atividades dentro da instituição de ensino a qual represento, estimulando o diálogo e a conscientização sobre a indústria da moda. Todo o evento é realizado, por meio de trabalho voluntário e parcerias, na luta pela sustentabilidade”, declarou.

Programação SEMANA FASHION REVOLUTION – CEPT Raimundo Franco Teixeira

DIA 18/04

  • Oficina de Bordado Livre

Horário: 08h30

DIA 19/04

  • Exibição do Documentário “O Ponto Firme”

Horário: 14h

  • Mesa Redonda “Moda, Ancestralidade e Manualidades”

Horário: 15h30

DIA 22/04

  • Oficina de Pontos Manuais e Acabamentos

Horário: 08h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *