9 de julho de 2025
DestaquesGeralPolítica

BASTIDORES | ORA PÍLULAS!

Caixa arrombado (1)
Todo brasileiro relativamente informado sabe que, bem antes da internet, a Previdência Social já era “sangrada” sem dó e sem escrúpulos em vários procedimentos fraudulentos, de aposentadoria rural e urbana, pensão por morte, por invalidez etc. Hoje, com todos os sistemas da burocracia pública controlados por uma fantástica engrenagem de tecnologia digital, os fraudadores encontram mais caminhos livres para roubar o INSS.

Caixa arrombado (2)
Nesta quinta-feira, nova força-tarefa da Polícia Federal do Maranhão amanheceu batendo na porta de ladrões do INSS, na operação “Transmissão Fraudulenta”, no desenrolar de uma investigação que vem desde 2022. Desta vez, o grupo criminoso é formado por contadores, responsáveis por inserir vínculos empregatícios inexistentes no sistema “SEFIP/Conectividade Social”. Com isso, eles viabilizavam a concessão fraudulenta de benefícios previdenciários, tais como: aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade e pensão por morte. O cálculo da PF já contabiliza alguns milhões de reais roubados.

Escabreados
Desde a redemocratização do Brasil e a normalização das eleições em todos os níveis de poder, nunca se viu tanto barulho antecipado em torno das disputas do governo do Maranhão e das duas cadeiras de senador. O curioso desse movimento antecipado de conversas intermitentes ao redor dos pré-candidatos ao Palácio dos Leões e ao Senado é que poucos deles falam abertamente em disputar o governo. Dentre estes estão Felipe Camarão e Lahésio Bonfim na corrida ao governo, e Weverton Rocha, André Fufuca e Hilton Gonçalves para o Senado.

Viva o SUS: Bill Gates elogia sistema de saúde brasileiro | Brasil 247O SUS para o mundo
Quem diria, o mega-bilionário Bill Gates, fundador da Microsoft, publicou artigo em que destaca o SUS e o programa Bolsa Família do Brasil como iniciativas de impactos positivos na saúde e no combate à pobreza da população. Também na Inglaterra, o SUS, com seu alcance universal da população, é elogiado e estudado até nas universidades como iniciativa a ser copiada mundo afora.

Falou e disse:
“Se eu não for ao STF, eu não governo mais o país. Esse é o problema. Cada macaco no seu galho. O dado concreto é que interesses de poucos prevaleceram dentro da Câmara e do Senado, o que eu acho um absurdo.” (Lula, sobre a decisão do Congresso de derrubar um dos seus decretos).

As estratégias
Enquanto o vice-governador Felipe Camarão se articula em Brasília junto ao Palácio do Planalto para ser o candidato a governador do grupo liderado pelo governador Carlos Brandão (PSB), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, recebe o apoio de ampla maioria dos deputados estaduais, com a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), à frente do bloco. Aliás, Camarão e Orleans estão mais nos municípios maranhenses do que em seus gabinetes em São Luís. Imagina fazendo o quê?

Os federados
Os estrategistas do governo Lula estão articulando uma mega federação partidária com a participação de legendas de esquerda e centro-esquerda. O PSB de Brandão estaria no meio dessas negociações, ainda na fase preliminar. O PT-PV-PCdoB já são federados, mas o Planalto acha muito pouco diante da guerra com o Congresso, que tenta esfolar o governo do presidente Lula.

Apressado come cru
O vice-governador Felipe Camarão nem pensa em rompimento com o titular do mandato, Carlos Brandão, enquanto ele não bater o martelo sobre o seu futuro nas eleições de 2026 e fizer a indicação do sobrinho Orleans Brandão como cabeça de chapa na corrida ao Palácio dos Leões.

Guerra é guerra
O PP, fortemente influenciado pelo deputado Arthur Lira, um dos algozes do governo Lula na Câmara, pressiona o ministro dos Esportes, André Fufuca, a debandar da Esplanada e voltar ao mandato. Fufuca, de alta confiança de Lula e pré-candidato ao Senado, até o momento não se encorajou a pedir o boné. Caso deixe o ministério e volte à Câmara, o seu suplente, Allan Garcez, bolsonarista raiz, não vai mais poder aparecer na sessão do parlamento vestindo o jaleco branco de médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *